Uma das características marcantes nas férias em Fortaleza, sem dúvidas, são suas belas praias. Quem chega a capital pode escolher entre um vasto leque de opções, entre as águas do litoral. Vamos apresentar a você duas praias, uma localizada na cidade, e outra a apenas 40 quilômetros da capital, que enche os cearenses de orgulho e são pontos turísticos importantes.

Praia do Futuro

praia-do-futuro-ferias-fortaleza-sambura-hotel-hospedagem
Uma das praias mais famosas do Ceará, a Praia do Futuro é um dos locais mais procurados pelos turistas que chegam a cidade. Localizada a apenas 10 km do centro da cidade, o fácil acesso é só um bônus extra. As águas da praia estão entre as mais apropriadas para banho na capital, e as fortes ondas atraem diversos surfistas. Quando a maré está baixa, são formadas pequenas piscinas naturais que fazem a alegria das crianças. A praia é conhecida por ser agitada e sempre está muito frequentada. Em seus oito quilômetros de extensão, barracas de praias oferecem aos visitantes conforto, lazer e culinária tipicamente cearense. Algumas possuem infraestrutura diferenciada, com lojas de artesanato, piscinas, tobogãs, massagem a até salão de beleza. À noite, o agito continua com shows e a música ao vivo nas barracas e bares da praia.

Praia de Iracema

praia-de-iracema-ferias-fortaleza-sambura-praia-hotel-hospedagem-fortaleza

Conhecido por ser um dos pontos mais atrativos da cidade, a Praia de Iracema é destino certo para turistas de todas as partes. Afinal, quem vai resistir ao convite de passear pelo calçadão da avenida Beira Mar e apreciar a bela vista do mar em frente aos prédios belíssimos que marcam os cartões postais da cidade? Antigamente conhecida como Praia do Peixe, o local foi renomeado em 1930 após um concurso para homenagear o renomado escritor cearense José de Alencar e uma de suas principais criações: Iracema. As obras do autor contavam muito das tradições dos índios e próximo a praia, inclusive, muitas ruas possuem nomes de tribos indígenas. Logo, esse ponto na cidade além de atrair por suas belezas naturais é um rico patrimônio histórico e cultural, nomeado como um “Bem de Relevante Interesse Cultural”. No calçadão barracas de praia oferecem lazer, as pontes proporcionam uma bela vista do pôr do sol e o calçadão é ótimo para caminhadas e passeios em família. Portanto, quem visita o espaço pode, além de relaxar, apreciar muito da origem e identidade da terra do sol.