Se você pretende passar suas férias em Fortaleza saiba que a cidade possui diversos pontos turísticos importantes. Vamos destacar aqui, dois que estão situados no centro da cidade, e que carregam em si muito da cultura e características arquitetônica que foram preservadas das décadas passadas e que hoje enchem de beleza os olhos de quem visita ambos locais.

Teatro José de Alencar

teatro-jose-alencar-ferias-fortaleza-sambura-praia-hotel-hospedagem


Em frente ao teatro já é possível se deslumbrar com a belíssima e chamativa estrutura arquitetônica do local. Tombado como patrimônio cultural e com mais de um século de existência, já tendo passado por diversas reformas, o teatro segue impecável preservando suas características principais. A Fachada em estilo art nouveau, a estrutura metálica importada da Escócia, e os vitrais em diversas cores ajudam a formar a identidade do espaço e tornar o que ele é: um dos equipamentos culturais mais belos da cidade. A arquitetura é eclética, assim como a vasta programação artística e sociocultural. O espaço leva cultura, arte, educação e informação para a sociedade. O palco do teatro já vivenciou belíssimas apresentações, dos mais variados estilos. Seus equipamentos anexos também são responsáveis pela difusão cultural. A sala principal, também em estilo art nouveau, abriga 800 lugares em seus três andares. Outro ponto forte do local, é seu jardim que foi planejado por um dos principais paisagistas do país, Burle Marx. Visitando o teatro, monitores lhe acompanham em uma visita guiada apresentando o espaço, com todos os seus detalhes e peculiaridades.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

catedral-metropolitana-ferias-fortaleza-sambura-praia-hotel-hospedagem
Outro monumento histórico localizado no centro da cidade, que merece destaque é a Catedral Metropolitana de Fortaleza. A igreja é a terceira maior do país, e tem capacidade para abrigar cinco mil pessoas. Mas o que chama atenção nela é sua grandiosa presença arquitetônica, com estilo eclético e elementos góticos e românticos. A catedral demorou quarenta anos para ser construída, e a obra foi assinada pelo arquiteto francês George Mounier. De longe é possível avistar suas torres de 75 metros de altura, que abrigam os sinos que badalam até hoje. Belíssimos vitrais compõem a estrutura da catedral e retratam passagens da bíblia, santos e personagens eclesiásticas relevantes. Assim como outras catedrais, a de Fortaleza possui cripta, e ela é dedicada a juventude desde sua inauguração. Logo, são homenageados em altares santos que morreram na adolescência. A imagem de Jesus ainda jovem, está no altar central da Cripta. Algumas reformas renovaram a estrutura do local, e adicionaram componentes decorativos. Foram incluídas até lâmpadas de LED, para melhorar a iluminação no exterior da Catedral. Características únicas e tradicionais, a tornam uma das catedrais mais bonitas do país, e um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

No próximo post, traremos mais alguns pontos turísticos para que você possa programar bem suas férias em Fortaleza.